- Área: 129166 ft²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Kyungsub Shin, Kevin Scott
-
Fabricantes: Edensaw Woods
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova sede da Shinsegae International, projetada por Olson Kundig, pretende transformar-se no mais novo marco da paisagem urbana de Gangnam-gu, um dos maiores distritos de Seul. Concluído em 2015, o edifício centralizou os escritórios da empresa em um único lugar, abrigando mais de quinhentos funcionários que anteriormente estavam distribuídos em diferentes espaços pela cidade. O programa inclui escritórios para os funcionários, espaços para reuniões, estúdios de design, um jardim na cobertura e um pátio de esculturas, além de áreas comerciais no térreo e um restaurante que se conecta diretamente com a praça em frente. O amplo acesso público a partir da rua, permite a circulação livre do público em geral, enquanto que o acesso controlado de funcionários e convidados especiais se dá através de uma entrada lateral.
Este projeto de alta eficiência energética, pretende transformar-se na nova imagem corporativa da Shinsegae, distanciando-se da aparência comum dos edifícios comerciais modernos de Seul. Projetado para atender aos códigos progressivos de energia da Coréia, que são ainda mais rigorosos que os padrões do U.S. Green Building Council’s LEED®, o edifício incorpora uma variedade de tecnologias que promovem a redução do ganho de calor ao mesmo tempo que otimizam o conforto térmico e maximizam a iluminação natural ao longo do ano. Cada elemento do grid da fachada está diretamente relacionado com a estrutura do edifício, reforçando a sua estética singular, que evoca a materialidade do tecido ou tapeçaria - uma sutil referência à indústria da moda.
A sensação de movimento e materialidade é particularmente evidente nos primeiros quatro pavimentos do edifício, onde sete grandes roldanas de aço com 2,40 metros de diâmetro abrem e fecham os painéis externos de mais de 10 metros de altura para controlar a incidência de luz solar durante o dia. O espírito dinâmico do mundo da moda é capturado nesses componentes cinéticos, que se movem e se transformam com a passagem do tempo; cada vez que as roldanas dos painéis são acionadas, o edifício parece trocar de pele.
Um processo de engenharia e design de fácil operação, desenvolvido através de prototipagem e testes realizados pela equipe de projeto no noroeste do Pacífico, em conjunto com uma estreita colaboração dos arquitetos, engenheiros e do empreiteiro local em Seul, contribuiu para o sucesso da implantação deste edifício no espaço urbano de Seul, que demandou uma logística extremamente precisa.